sexta-feira, 29 de julho de 2011

Blogs na Educação

O avanço tecnológico tem provocado muitas transformações na sociedade em que vivemos e estas mudanças têm se refeletido diretamente sobre professores e alunos, consequentemente, sobre a escola.
Boa parte dos professores e alunos estão acostumados com uma educação onde não há interação. O professor transmite a informação e o aluno a recebe passivamente. A tecnologia traz justamente a possiblidade de interação, mesmo que seja à distância e isso transforma a forma de ensinar e de aprender, pois agora todos podem dar sua colaboração, todos podem questionar, ...
Que tal  se pudéssemos aliar a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem? Vamos refletir sobre isso assistindo ao vídeo abaixo que fala um pouco sobre o uso de blogs na educação:

http://www.youtube.com/watch?v=bJGlhrJHjW4



O blog é uma ferramenta assíncrona que permite o compartilhamento de informações. Ele já vem sendo utilizado por muitos educadores que têm atingido bons resultados.

São exemplos de blogs educativos:


Em seu artigo Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, Maria João Gomes afirma que:

Ao constituírem espaços de publicação na web os blogs permitem tornar visível a produção escrita dos seus autores dando assim “voz” às suas ideias, interesses e pensamentos. Participar num blog que tenha uma audiência pode ser um estímulo à reflexão e produção escrita desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido. A escola e as actividades nela realizada ficam mais expostas ao escrutínio público mas também mais próximas das comunidades em que se inserem e abrem-se novas oportunidades para o envolvimento e colaboração de diversos membros dessas comunidades.
(GOMES, 2005, p. 313)

Ou seja, um blog pode ser utilizado na educação de diversas formas:
  • Para divulgar ideias e informações especializadas;
  • Para promover debates;
  • Para promover a interação entre os membros de um grupo,etc.
Vale ressaltar, que antes de fazer uso de qualquer tecnologia na educação, é importante analisar quais são os reais objetivos de aprendizagem traçados pelo professor e verificar se a  ferramenta escolhida irá ajudá-lo a atingir seus objetivos. Além disso, deve-se levar também em consideração o público-alvo e quais são as suas expectativas.

Grande abraço,

Ainoã.

Um comentário:

  1. Olá Aionã
    Os seus textos são ótimos. Você tem grande potencial acadêmico. Divulgue os seus posts em outras redes sociais (facebook, twitter) para que sua aprendizagem seja compartilhada com outros profissionais da área. Parabéns! Sou fã!

    ResponderExcluir