quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Redes Sociais na educação

Antes de escrever qualquer coisa vamos fazer uma breve reflexão!

Quantas horas por dia você passa em frente ao computador?
Você costuma compartilhar as informações que julga interessante como seus amigos?
De quais redes sociais você faz parte?

Agora... só mais uma perguntinha:

Você sabe o que são redes sociais?

Segundo a Wikipédia, "uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns."

Provavelmente, muitas pessoas responderão que passam horas e horas em frente ao computador e que a maioria destas horas são gastas mexendo em redes sociais, como o Orkut e o Facebook principalmente. É muito fácil constatar isso, pois as estatísticas mostram o quanto as redes sociais vêm crescendo em número de usuários. Essa busca tem crescido tanto que outras redes estão surgindo e sendo abraçadas de igual forma. Há pessoas que têm contas em praticamente todas as redes sociais.  Vamos assistir ao vídeo abaixo:


O principal motivo que leva as pessoas a se conectarem às redes sociais é a possibilidade de manter contato com os amigos e de entretenimento. Mas, será que elas só servem para isso? Que tal  seria se pudéssemos aproveitar todo o potencial das redes sociais na educação?

Sabemos que as redes sociais constituem um espaço de compartilhamento onde os usuários podem postar muito mais do que curiosidades ou entretenimento, mas informações que são de extrema relevância para determinados grupos, o que pode gerar discussões e, consequentemente, produzir conhecimento.

As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta educativa se os professores estiverem preparados para utilizá-las, pois apresentam uma grande vantagem em relação a educação tradicional -  a interatividade, que permite o compartilhamento de informações, a criação de grupos que tenham interesses comuns que podem construir colaborativamente conhecimentos.

O próprio FACEBOOK é um bom exemplo de rede social que pode ser utilizada na educação. Lá é possível criar grupos e você pode decidir se serão fechados ou abertos. Neles é possível compartilhar informações e também é possível contruir documentos de foma colaborativa. Além disso, seu chat permite a discussão em tempo real sobre o assunto que estiver em pauta.

Para saber mais sobre o uso do Facebook na educação, visite o blog Aprendendo em Rede.

Para saber mais sobre redes sociais clique aqui.

Forte abraço e sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário